terça-feira, 25 de agosto de 2009
Sociedade
A sociedade é um ente público responsável por estereotipar o pensamento das massas, nela encontramos a forma de pensar da maioria. Alheia ao universo que a circunscreve a grande massa social se mostra à margem dos reais problemas que enfrenta. No mundo contemporâneo o advento do capitalismo e a criação da sociedade de consumo tornou a distância entre ricos e pobres um abismo gigantesco a ser transposto, além disto, a condição de pobreza e miséria tem batido à porta de cada vez mais pessoas no mundo inteiro.
Apesar dos milhares de problemas que cercam a nossa sociedade, os cidadãos do mundo parecem, de certa forma, anestesiado ou entorpecidos , pois, ao contrário do que se poderia imaginar, a situação de revolta com as condições desumanas em que milhares de pessoas vivem hoje em dia não é muito questionada e até mesmo pouca coisa tem sido feita para que haja uma mudança na condição destes povos.
O mundo se mostra alheio a realidade que vem enfrentado. É evidente que há o esforço de uma minoria em refletir sobre as condições do planeta e buscar solução para os embates da fome e da miséria , mas esta minoria não representa a sociedade em seu corpo máximo que demonstrar uma conformidade assustadora frente a um problema tão grave quanto o drama da pobreza.
Mas ao que se deve esta alienação social? O comodismo imposto pela sociedade consumista que cria uma avalanche de informações e de diversão manipulada, o tão famoso, “pan y circo”, grego; faz com que o conformismo impere e não haja mobilidade alguma, o problema é que quanto mais os povos se acomodarem e se acostumarem com esta condição mais e mais precária a condição se tornará.
As reformas devem vim de base, um sujeito leva a vida toda para formar a sua concepção de mundo , esta construção poderá originar tanto um sujeito reflexivo e engajado quanto um completo alienado social, ter um direcionar enquanto está sendo formada a construção da idéia de mundo do sujeito é fundamental para que este seja um ser atuante e pensante na sociedade . A única forma de fazer com que o sujeito evolua criticamente e motive a evolução da sociedade e tratar a educação com mais respeito, formando profissionais capazes de eliminar o pensamento comodista e autodestrutivo da alienação, pois só assim seremos capazes de construir uma sociedade mais igualitária e humana para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida, segundo o que você falou:“ A sociedade é um ente público responsável por estereotipar o pensamento das massas”; Um pouco mais abaixo afirmas que: “um sujeito leva a vida toda para formar a sua concepção de mundo”.
Na minha ignorância, entendo que direta ou indiretamente somos moldados pelo meio que estamos inseridos, grande parte da sociedade se acomodaram à serem manipuladas, não querem tomar suas pró pias opiniões, preferem estarem sobre a “proteção” do leviatã. Como não querem andar sozinhos quanto mais aprender a pensar.
Logo vejo uma cadeia tão bem elaborada que é quase impossível sair e ter seus pró pios pensamentos e desejos, tudo nos é imposto; Por exemplo: Você realmente escolhe o seu presidente da república? Ou simplesmente aponta para uma das alternativa que lhe foi imposta?
Sendo assim, na grande maioria não se forma uma concepção de mundo, apenas aceita uma das alternativas propostas.
O mito da caverna de Platão nunca foi tão atual quanto na sociedade do século 21, se alguém conseguir se desligar desta tão medonha “teia” e tentar voltar para ajudar os que estão presos provavelmente será morto.
Postar um comentário