terça-feira, 9 de dezembro de 2008

"Promoção pré natalina tenta tirar Espanha da crise"

Esta semana pedi aos meus alunos para fazer uma composição sobre o real espírito de natal , motivada pelo tema proposto comecei a pensar sobre o que eu e minha sociedade pensamos sobre o real espírito de natal.
O que é comemorar o natal neste começo de século? Um emaranhado de propagandas e consumismo cercada de caridade punitiva como forma de purgar os pecados? Ora afinal? Crianças órfãs e velinhos de asilo não comem o ano todo?não precisam de cuidado e carinho 365 dias do ano? Mas tenho percebido que se você doar e se dedicar aos menos afortunados no final do ano ficará livre desta atribuição nos demais dias do prospero ano seguinte. Onde isso passou a ser uma atividade que deve ser cultivada? Será que só eu penso que isto é um absurdo?Aonde estão com a cabeça afinal?
E o tão famoso hábito de presentear no natal? Ok? Não vejo mal algum em comemorar a vida com presentes e festa ? mas por que sou obrigada a fazer isto? Eu não poso não fazer isto por exemplo dia 18 de novembro quando para mim não há data nenhuma determinada por outras pessoas para que eu comemore a vida?
O Natal ficou enfim com cara de comercio. Enfeites caros , presentes, uma bela ceia e caridade representam a religião?Qual a ligação? Não consigo ver!
Eu gosto de Natal por que todos decidem ser melhores, mais solidários e felizes, mas proponho , que tal trocarmos essa política de amor e irmandade para os demais 364 dias e deixarmos o dia 25 para refletir sobre nossa forma de interagir com este mundo que o aniversariante nos presenteou!
Saudações natalinas....

Nenhum comentário: