terça-feira, 3 de março de 2009

Será um apartheid social?


Hoje centenas de pessoas estão se isolando em ilhas de individualidade e injustiça, a melhor maneira de isolar os mais agraciados financeiramente e os menos afortunados é separá-los de maneiras bem distintas .
A prática em isolar ricos e pobre tem a cada dia ganhando mais força, amparadas pela desculpa da violência as pessoas com maior poder aquisitivo tem se refugiado em condomínios de luxo, em carros fechados , em elevadores sociais.
Será um apartheid social? Está palavra (apartheid) utilizada para designar o regime segundo o qual negros e brancos da África do Sul devem viver separados pode ser utilizado por nós, brasileiros, para caracterizar uma outra forma de apartheid que certamente não separa negros e brancos , mas ricos e pobres.
Em um país onde as desigualdades sociais sempre foram alarmantes não é surpresa que portas, lombadas, cancelas e guardas afastem a população mais humilde dos mais ricos.
Me pergunto no entanto aonde vamos parar? Teremos também , como na África do Sul de precisar de passes que garantam a nossa possibilidade de transitar por redutos ricos , seja para fazer uma faxina , cuidar do jardim ou simplesmente para entregar um jornal ou revista , como já ocorre em muitos condomínios?
Ou teremos força para lutar contra o sistema assim como Nelson Mandela e tantos outros africanos de coragem?
Até quanto aceitaremos este apartheid camuflado de segurança dos tempos modernos?
Temos de tirar as vendas senhores...as vendas que nos obrigam a olhar em uma única direção e aceitar tudo que nos é empurrado “goela” abaixo!

Nenhum comentário: