quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O mundo está mais burro?



Parece que o céu estava carecendo de pensadores, ou será que era o inferno? Não sei, a verdade é que nesta semana ficamos sem Francisco Ayala, um dos grandes humanistas e precursores do pensamento vanguardista da contemporaneidade espanhola e Claude Lévi-Strauss, antropólogo e etnólogo belga, fundador do estruturalismo e um dos grandes pensadores que se dedicou a pensar a grande aldeia de diversidade que é o Brasil.
Claude morreu um pouquinho antes de completar 101 anos e Ayala nos deixou na flor de seus 103 aninhos, todavia eles pensaram de maneira significativa o mundo que os circunscrevia e na minha humilde opinião fora embora ainda cedo demais. Claude e Ayala deixaram o corpo carnal na semana passada e eu já fico pensando quem tomará os seus lugares?
Perceber que está vago aqui na terra dois lugares de pensadores tão significativos deixa sempre meu coração em aflitos pensamentos, afinal, quem tomará o seus lugares? Quem se disporá a pensar o mundo que nos circunscreve?
As opções me causam temor. Sinto arrepios na alma só de imaginar que poderá ser alguma atriz, modelo e manequim ou será que uma famosa apresentadora, de cujo nome não quero lembrar, se candidatará a ser o arauto dos novos tempo?
Percebemos uma constante insistência da mídia em dar voz aos discursos que, a meu ver, não são suficientemente embasados para poder pensar os novos tempos. Ao perder grandes pensadores como temos perdido ultimamente, eu tenho medo que qualquer dia destes o mundo seja pensado pela filosofia enigmática dos jogadores de futebol, ou quem sabe pela genialidade cotidiana dos participantes de shows de realidade, será este o estigma que carregará os novos tempo? O doloroso estigma de ser pensado por pessoas que não dispõem da autoridade suficiente para pensá-lo, pois estão com a agenda lotada por sessões em clinicas de estética e horas de malhação sem sentido?
Admirável mundo novo que têm pessoas deste jeito.... Oh Aldous Huxley se você soubesse o tipo de gente que há neste admirável mundo novo certamente tentaria um acordo para voltar a terra para escrever sobre o nosso tempo, pense nisso, pois estamos mesmo carentes de pessoas como você.
O mundo tem mesmo ficado mais burro? Ou sou eu que envelheço e perco minha fé nas grandes transformações do pensamento da contemporaneidade? Não sei, mas que o Ayala e o Strauss farão muita falta, isso farão... quem ocupará o seus lugares? Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Um comentário:

Aleska Lemos disse...

Hahahahaha! Eu também estive pensando nisso sabe? Outro dia me apavorei com a possibilidade da morte de Chico Buarque. afinal quem poderia substituí-lo? O cara eh fééééra!Estudei o Levi-Staus semestre passado na faculdade nem tive muito tempo para tomar intimidade com o senhor rss.O mundo está sofrendo grandes perdas, temos que estudar mais para ajudar no movimento de não precarizacão do pensamento. A situação está fcando feia. Beijos!