quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um mundo politicamente correto para quem?



Os naturalistas defende que somos o que comemos, eu defendo que somos o que lemos, hoje andei lendo um pouco de Bakhtin sobre a manifestação do discurso e li também um artigo muito legal no site da “planeta sustentável” que fala sobre a cabana monte rosa, uma casa ecologicamente sustentável projetada e localizada nos Alpes suíços, e aí foi um paço e dois palitos para refletir sobre pensamento autônomo e sustentabilidade.
Acredito que estas reflexões vêm em um momento muito propício, afinal a conferência de Copenhague se aproxima e não podemos ficar alheios ao pensamento sustentável e ecológico.
Mas um pouco antes de pensar na ecologia acabei tendo de pensar um pouco na construção do discurso e assim não pude deixar de pensar no que é na realidade essa história do “politicamente correto”. Sempre que me deparo com um assunto difícil eu fico imaginando como eu explicaria isso para uma criança de 5 anos de idade .
Imagina você explicar para uma criança o que é político? Acho que eu diria mais ou menos assim: “Bem, político é um cara que só sabe o que você sonha em ganhar de natal de quatro em quarto anos”.
Será que político deveria ser mesmo isto?Bakhtin enquadra o discurso político na classificação de um discurso de autoridade, isto quer dizer que eu autorizo que o pensamento político tenha significância sobre o meu discurso. Que responsabilidade não é? Se o discurso político é um discurso de autoridade, o politicamente correto determina que há um discurso correto e outros incorretos?E ,sendo assim, como saber qual é um e qual é o outro?
Voltando a questão principal. O que é o politicamente correto no final das contas? Bem, se é politicamente correto gastar uma fortuna com uma casa ecológica na montanha eu não sei, mas o que se pode dizer sobre pessoas que não tem casa nenhuma e passam a vida embaixo das pontes?
O discurso ecológico é importantíssimo e obviamente tem o seu lugar , mas novamente pensando na criança de 5 anos eu imagino ela perguntando “Depois que a gente salvar o planeta, que tipo de pessoa vai sobrar para morar dentro dele?”, neste caso o que é politicamente correto para se responder?

Um comentário:

Aleska Lemos disse...

São muitos os objetivos a que o homem tem que seguir,talvez dê para aliar a ecologia e o combate a fome, sou partidaria do faça o que puder as também acho que devemos manifestar mis nossa opiniõ conjuntamente pra mudar a poítica desse planeta. ostei bastante daqui beios!